-
Arquitetos: AEC arquitectura
- Área: 680 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: Aluar, FV GRIFERIAS, Grupo Anacleto, Murvi, Roca Argentina, Sanitarios Ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. La Plata está passando por um processo de constante expansão que vai além de sua área original e se estende às cidades que compõem a área da Grande La Plata.
As casas estão localizadas em City Bell, originalmente um bairro jardim periférico composto por casas de fim de semana, casas de campo e fazendas, que agora se tornou um centro autônomo.
A arquitetura deve ser capaz de responder ao aumento da densidade em um ambiente caracterizado pela presença dos vazios sobre o cheio.
O projeto toma forma com base em um único volume que é separado do solo. Como resultado, o piso térreo, através de espaços abertos e semi cobertos ao ar livre, funciona como uma transição entre a rua, o acesso e o jardim, e se refere às características das habitações suburbanas. Cada habitação tem seu próprio acesso de pedestres e veículos a partir da rua, e espaços de expansão na frente e fundos, o que dá uma sensação de uma habitação única utilizada para além da forma que as agrupa.
O volume elevado proporciona vistas amplas para o entorno arborizado por meio de grandes painéis envidraçados que diluem a fronteira entre o interior e o exterior.
Uma faixa concentra os serviços e circulações e libera a maior porcentagem da planta baixa. Esta operação dá flexibilidade às zonas de uso da moradia e explora tanto a relação frente - fundo como a ventilação cruzada nos espaços comuns e semi-comuns da moradia.
Ao noroeste, uma fachada dupla cria um espaço de expansão que proporciona uma proteção climática, projeta as vistas e cria um diálogo com os edifícios de tijolos clássicos da área ao redor.